Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Tensão muscular? Saiba quais os motivos

Postado em 05/11/2019



Você já se perguntou se aquelas dores musculares que insistem em aparecer ao fim do dia podem ser consequências de seus hábitos? Pois é. Quando passamos por situações preocupantes ou mantemos uma postura inadequada no trabalho, além de repetirmos os mesmos movimentos, estamos sobrecarregando o corpo, e aí vem aquela dor incômoda que pode, inclusive, refletir em dor de cabeça, a tão popular cefaleia tensional.

Como os músculos podem ficar tensos em resposta a estímulos externos, sejam eles físicos ou psicológicos, o ideal é evitar fazer movimentos além das nossas capacidades físicas, bem como procurar alternativas de lidar com o estresse mental. A atividade física moderada, por exemplo, é uma ótima aliada para resolver esses problemas. Veja abaixo algumas causas de tensões musculares e mude seus hábitos:



1. Estresse

Inimigo número um dos nossos músculos, o estresse envia sinais ao corpo de que algo de errado está acontecendo, orientando que ele se prepare para uma emergência. Assim, os músculos, que até então estavam relaxados, acabam se contraindo, gerando dor. Portanto, a não ser que seja uma situação que realmente exija força física, o estresse constante é nocivo e precisa ser combatido por meio de atividades relaxantes, como a meditação.



2. Má postura

Ficar todo largado no sofá de casa, no banco do carro ou na cadeira do trabalho resulta, fatalmente, em dores musculares no fim do dia. Os músculos ficam contraídos e em posições inadequadas durante horas a fio, levando às tensões e às dores. É importante distribuir o peso corporal de forma correta por meio de uma postura ergonômica, além de fazer pausas para uma pequena caminhada e alongamento. A ginástica laboral ajuda muito nesse ponto. Lembre-se: o corpo não foi feito para ficar parado.



3. Movimentos repetitivos

Digitar o dia todo, mexer no mouse, fazer uma faxina caprichada que exige esfregar o chão com esmero durante horas a fio. Todas as atividades, consideradas repetitivas, podem provocar tensões musculares - e consequentes dores. Quando feitas de forma exaustiva, podem, inclusive, ser a causa de lesões por esforços repetitivos. O ideal é manter a postura sempre correta e fazer pausas de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.

 


4. Mexer no celular

Já reparou que, depois de passar muitas horas com o pescoço curvado mexendo no celular, a região fica tensa e dolorida? Isso acontece porque, ao inclinar a cabeça nessa posição, o peso da cabeça dobra ou até mesmo triplica em relação ao que aconteceria se a postura estivesse correta. Ou seja, os músculos são forçados a lidarem com uma carga bem maior do que aquela comum.

O ideal, então, é maneirar e sempre usar o celular em uma posição apenas um pouco abaixo do rosto, evitando que o pescoço fique curvado de uma maneira antinatural. Quando houver exagero no uso e a dor já aparecer, faça lentamente um alongamento na região do pescoço, em movimentos de 'sim' e 'não'. A medida ajudará a aliviar os sintomas desconfortáveis.



5. Exercícios físicos

Que fique claro: fazer exercícios físicos é uma forma excelente de ganhar saúde. No entanto, no desejo de ganhar músculos e condicionamento físico rapidamente, muitos ignoram as recomendações do professor na academia e exageram nas atividades. E, claro, nossos músculos reclamam do excesso de esforço, principalmente por não estarem condicionados para isso. Em um primeiro momento pode vir a tensão e, com o exagero, há risco de lesões. Portanto, cuidado: procure aumentar gradativamente a quantidade de exercícios, tanto na duração como no peso, sempre respeitando seu corpo. E não se esqueça de seguir sempre a orientação de um especialista da área de saúde.



O ASSIM SAÚDE dá dicas para você ter uma melhor qualidade de vida.